Repositório de Documentação
atualização em 11/08/25
ATAS DE REUNIÃO
2022
2023
2024
Ata Reunião AGOSTO (N)
Ata Reunião NOVEMBRO
Ata Reunião DEZEMBRO
Instruções Normativas
As Instruções Normativas do PpG Nanobiossitemas são atos normativos emitidos pelo conselho deliberativo que têm a finalidade de promover a padronização e uniformidade de procedimentos, garantindo a eficiência administrativa, a transparência e a conformidade com a legislação vigente.
Possuem o objetivo de orientar e direcionar as ações dos interessados em cada ato acadêmico e/ou administrativo. E, dessa forma, contribuir para a melhoria dos serviços prestados ao corpo social do programa e para o alcance dos objetivos institucionais.
1- Normas para Estágio de Docência
2- Normas para Defesa em Sigilo
3- Normas Internas e Critérios para distribuição de Bolsas de Mestrado e Doutorado
4- Normas para Composição de bancas de Mestrado e Doutorado
5- Critérios para comprovação de proficiência em Lingua Inglesa
Seminário da Pos 2025.1 em 04.04.2024 - EVENTO REMOTO

Prezado(a), bom dia.
Com muito prazer, a coordenação do PpG Nanobiossistemas convida toda comunidade acadêmica para assistir o Webnário, intitulado:
Além do Título: a jornada do doutorado ao sucesso profissional, com a Dra. Acarília Eduardo Silva.
Especialista em formulação, desenvolvimento de produtos farmacêuticos, fabricação e caracterização físico-química pré-clínica de vacinas, novos sistemas de administração de medicamentos para liberação controlada e direcionada de moléculas pequenas e grandes ativas por vias de administração oral, intravenosa e intramuscular. Dra Acarília tem experiência com scale-up e transferências de tecnologia, modelagem e simulações de dados PK/BE.
Atualmente faz parte da equipe da Bilthoven Biologicals (Utrecht - Holanda), uma empresa biofarmacêutica que produz vacinas inativadas contra poliomielite (IPV), vacinas contra tétano, vacinas contra difteria-tétano-poliomielite (DT-PV) e Bacillus Calmette-Guérin (BCG) para o tratamento de câncer de bexiga.
Esse evento será remoto e as informações estão no cartaz em anexo.
Para os interessados em receber um comprovante de participação, deve ser realizada a inscrição no link abaixo e assinar a lista de presença que passaremos durante a apresentação.
Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeiQeCxZPyOhBvcNYXOOp8fzQYGgmtaeaPedaoQQsXkg3Advw/viewform
|
Objetivo 2
A pós-graduação em Nanobiossistemas tem como objetivo formar pesquisadores capazes de desenvolver soluções científicas e nanotecnológicas inovadoras para desafios sociais. Com uma abordagem multidisciplinar, integra Ciências da Computação, Biologia e Nanotecnologia, focando na síntese, caracterização e aplicação de nanomateriais em saúde, meio ambiente e Indústria 4.0. Os alunos aprenderão a criar modelos computacionais para simular sistemas biológicos, contribuindo para avanços em inteligência artificial, desenvolvimento de fármacos, diagnósticos, terapias e nanotecnologia. Além disso, o programa incentiva parcerias com o setor produtivo e a criação de start-ups, promovendo a transferência de tecnologia e impacto econômico.
Infraestrutura e Laboratórios
Os alunos terão acesso aos laboratórios em todas as instituições parceiras conforme descrito abaixo.
- UFRJ - Duque de Caxias
- Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa em Biologia (NUMPEX-BIO):
Área de 360 m². O NUMPEX-BIO conta com modernos equipamentos para o desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas nas áreas deBiologia Celular, Biologia Molecular, Biologia Tecidual, Biologia do desenvolvimento, Bioquímica, Genética, Imunologia, Microbiologia Parasitologia e Toxicologia Ambiental. A equipe técnica é formada por oito técnicos-administrativos (TAEs) todos pós-graduados, sendo dois químicos, um biólogo e cinco técnicos em laboratório.
Laboratório não compartilhado com outras instituições.
Estrutura do Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa em Biologia (NUMPEX-BIO), localizado no Campus UFRJ-Duque de Caxias
O laboratório possui dois andares, detalhados abaixo.
ANDAR TÉRREO
- LABORATÓRIO DE EXPERIMENTAÇÃO
3 (três) bancadas de experimentação de iguais dimensões. Cada bancada é constituída por: cinco tampos de mármore.
- SALA CAPELA
Uma capela química de madeira com bancada de azulejo branco constituída por: uma janela móvel de vidro com alça de alumínio.
- SALA DE CULTURA (MAMÍFEROS)
Uma bancada com tampo de mármore suportado em um armário de madeira
- SALA DE MICROSCÓPIOS
1 (uma) bancada contínua com formato em L
- SALA DE EQUIPAMENTOS ANALÍTICOS
Uma bancada contínua encostada.
- SALA DE CULTURA (PROTOZOÁRIOS, BACTÉRIAS E FUNGOS)
Uma bancada com (a) tampo de mármore.
SEGUNDO ANDAR
- LABORATÓRIO DE EXPERIMENTAÇÃO
3 (três) bancadas de experimentação de iguais dimensões.
- SALA BIOLOGIA MOLECULAR
1 (uma) bancada encostada na parede formada por 2 (dois) (a) tampos de mármore cada um suportados em 2 (duas) (b) estruturas de metalon.
- LABORATÓRIO DE MAGNETISMO
1 (uma) bancada em L formada por 3 (três) (a) tampos de mármore suportados em 3 (três) (b) estruturas de metalon.
- SALA CAPELA
1 (uma) (a) capela de madeira com bancada de tijolos constituida por: 1 (uma) (b) janela móvel de vidro com (c)alça de alumínio.
- SALA DOS PROFESSORES
1 (uma) mesa contínua encostada em todas nas 4 paredes da sala, composta por: 9 (nove) (a) tampos de madeira.
- SALA DOS TÉCNICOS
Sala 1:
1 (uma) mesa de parede de madeira composta por: 3 (três) (a) tampos.
Sala 2:
1 (uma) (a) mesa de parede em L de parede composta por 3 (três) tampos.
- SALA DE REUNIÂO
1 (uma) (a) mesa em L de parede composta por 4 (três) tampos.
- Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa em Computação (NUMPEX-COMP):
Área e 100 m². No NUMPEX-COMP são realizadas pesquisas nas áreas de Computação científica, modelos matemáticos, técnicas de soluções numéricas, modelagem computacional, linguagem de programação, desenvolvimento de software, apoiando decisões e pesquisas em Ciências Biológicas e Tecnológicas.
Laboratório não compartilhado com outras instituições.
- Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa em Nanotecnologia (NUMPEX-NANO):
- O NUMPEX-NANO é um laboratório de pesquisa localizado no Campus Duque de Caxias da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), dedicado ao estudo e desenvolvimento de tecnologias no campo da nanotecnologia, nanomateriais e nanobiologia. O laboratório oferece suporte, especialmente, ao Programa de Pós-Graduação em Nanobiossistemas e também a diversos projetos de iniciação científica voltados para alunos de graduação do campus. No NUMPEX-NANO, estão disponíveis diversos equipamentos avançados para fabricação de nanomateriais como reator a micro-ondas, capelas químicas com exaustão, estufas e banhos térmicos, assim como equipamentos de caraterização de nanomateriais, como: DLS (Dynamic Light Scattering), potenciostato para medições de impedância e voltametria, espectroscopia FT-IR, difração de raios-X (XRD).
Divisão de Metrologia de Materiais – DIMAT.
A Divisão de Metrologia de Materiais – DIMAT é composta por 7 (sete) laboratórios e 3 (três) salas de preparo de amostras. As instalações da DIMAT ocupam uma área aproximada de 500 m². Os laboratórios foram construídos em módulo com isolamento vibratório. Laboratórios não compartilhados com outras instituições.
Laboratórios
Laboratório de Microscopia (Nulam)
Laboratório de Fenômenos de Superfície (Lafes)
Laboratório de Difração e Espectroscopia (Lades)
Laboratório de Biomateriais e Tribologia (Labit)
Laboratório de Análises Térmicas e Materiais Particulados (Latep)
Laboratório de Dispositivos Orgânicos (Lador)
Laboratório de Nanometrologia Teórica (Lateo)
Salas de Preparo de Amostras
- UFRJ/Faculdade de Farmácia
- 3.1 - Laboratório de Diagnóstico Molecular e Hematologia3.3 - Laboratório de Imunoparasitologia aplicada3.5 - Desenvolvimento e Análise Sensorial de Alimentos3.7 - Laboratório de Termodinâmica, Biologia Estrutural e Proteômica Aplicada à Doenças Infecciosas e ao Câncer (LABEDIC)Laboratórios não compartilhados com outras instituições.
- 3.8 - Laboratório de Modelagem Molecular e QSAR
- 3.6 - Laboratório de Enzimologia Industrial
- 3.4 - LaBioFar - Departamento de Fármacos e Medicamentos
- 3.2 - Laboratório de Sistemas Híbridos
LNCC
Recentemente o LNCC adquiriu um supercomputador (SDumont, www.sdumont.lncc.br), junto à empresa francesa ATOS/BULL, o maior e mais rápido supercomputador da América-Latina, capaz de realizar um quatrilhão de operações de ponto flutuante por segundo (petaflop/s). Atualmente, o SDumont opera com 51 projetos científicos e tecnológicos, originários de instituições de todas as regiões do Brasil e em diferentes áreas do conhecimento, tais como: Engenharias, Física, Ciências Biológicas, Química, Ciência da Computação, Meteorologia, Ciências da Saúde, Ciências Sociais, Geociências, Matemática, Ciência dos Materiais, Astronomia e Ciências Agrárias. Há uma importante participação de alunos da PG-LNCC em muitos destes projetos.
O supercomputador está integrado ao SINAPAD (Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho) mediante a rede acadêmica brasileira, a RNP-Rede Nacional de Pesquisa. O SINAPAD é uma rede de centros de computação de alto desempenho distribuídos pelo Brasil, instituída pelo MCTIC e coordenada pelo LNCC. O LNCC oferece serviço de suporte aos alunos, na solução de problemas relativos a hardware e software, realizado pela equipe do Helpdesk da Coordenação de Tecnologia de Informação e Comunicação (COTIC).
O LNCC dispõe atualmente dos seguintes recursos computacionais, os quais serão utilizados pelos alunos da Pós-graduação: uma sala de visitantes com acesso público para desenvolvimento com 2 Hp compac800 , Intel Core 2Quad Q8400 com 2.66GHz , 4GB de memória RAM, disco de 500 GB, sistema operacional Windows 7 64 bits /Linux e monitores LCD 19; uma Xerox Multifuncional; uma rede interna padrão ethernet operando a velocidade de 1000 Mbps; servidor de arquivos Netapp para armazenamento de dados; ligação externa a internet operando com um canal com velocidade de 1000 Mbps ligado diretamente a RNP, com um canal redundante de 100 Mbps.
Além dos recursos computacionais ora mencionados, destaca-se ainda a plataforma computacional de alto desempenho acessível aos alunos: Cluster com 92 Sun Blade x6250 com 2 Processadores Intel Xeon E5440; Quad Core, totalizando 8 cores, 16 GB memória PC2-5300 DDR2; Cluster SGI Altix - XE 340 formado por 30 máquinas (nós de execução), cada uma com a seguinte especificação: 2 Processadores Intel Xeon E5520 2.27GHz Quad Core, totalizando 8 cores 24 GB; Memória DDR3 DIMMs; Cluster SGI Altix ICE 8400 formado por 25 máquinas (nós de execução) diskless, cada uma com a seguinte especificação: 2 Processadores Intel Xeon X5650 2.67GHz Hexa Core, totalizando 12 cores; 48 GB memória DDR3 DIMMs. O cluster conta com 1 login node com capacidade bruta de armazenamento de 5TB. Laboratórios não compartilhados com outras instituições.
- Biomanguinhos/Fiocruz
Localizado no campus sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) dispõe de moderna infraestrutura com 72 mil m². A unidade ocupa áreas nos pavilhões Rocha Lima, Rockefeller, Henrique Aragão e no Complexo Tecnológico de Vacinas (CTV), onde está concentrada a maior parte da sua atividade industrial. Bio-Manguinhos dispõe das seguintes plataformas tecnológicas:
- Sistemas de expressão em eucariotes superiores;
- Sistema de produção de partículas virais em células eucarióticas;
- Sistemas de expressão em eucariotos inferiores;
- Sistemas de expressão em células procariontes;
- Sistema de produção de antígenos bacterianos;
- Conjugação;
- Anticorpos monoclonais;
- Imunofluorescência;
- Ensaio imunoenzimático;
- Imunocromatografia;
- Ensaios de imunofenotipagem;
- Microarranjos;
- Ensaios moleculares.
A Vice Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico de Bio-Manguinhos é composto por sete laboratórios organizados por áreas de conhecimento, a saber: Imunologia (Laboratório de Tecnologia Imunológica- LATIM);
Biologia Molecular (Tecnologia em Recombinantes- LATER);
Bioquímica (Laboratório de Química de Macromoléculas- LAMAM);
Vacinas virais (LATEV);
Vacinas Bacterianas (LATEB);
Reativos em diagnóstico (LATED);
Anticorpos monoclonais (LATAM).
Dispõe também de sistemas de biorreatores, cromatógrafos Akta (GE) para purificação, Seqüenciador automático de DNA, Sistemas para PCR e qPCR (ABI 7500- Applied Biosystems), microcentrifugas, ultra-centrífugas, estufas, câmaras frias, sala de freezers -20º C e – 70º, microscópio invertido contraste de fase e fluorescência (Optika), leitor de ELISA colorimétrico e de fluorescência (Molecular Devices), Citômetro de fluxo LSR Fortessa (BD Biosystems 12 parâmetros- 4 lasers), Equipamento leitor de ELISpot (CTL) sistema de microarranjos líquidos MAG-PIX (Millipore), fluxos laminares, equipamentos para Western Blot, Fluorímetro (JASCO), Dicroísmo Circular (JASCO) e Analisador de aminoácidos (Applied Biosystems). Laboratórios não compartilhados com outras instituições.
Para subsidiar atividades de pesquisa científica e tecnológica, a Fiocruz preserva materiais biológicos vivos e não vivos. São dez coleções científicas credenciadas que são, também, postas à disposição de outras instituições de pesquisa. São elas: Entomológica (desde 1901, com 5 milhões de exemplares); Helmintológica (1907, 37 mil amostras); Cultura de Fungos (1922, aproximadamente 1800 linhagens de diferentes grupos toxiconômicos); Febre Amarela (1931, 500 mil amostras); Cultura de Bactérias (1930~1940, 50 mil amostras); Malacológica (1948, 5 mil lotes de conchas e partes moles de espécimes de oito famílias); Cultura de bactérias do gênero Bacilus e gêneros correlatos (1979, 1250 estirpes liofilizadas, perfazendo um total de 12500 cópias); Leishmania e Emndotrypanum (1980, 1200 espécies, com 3500 cepas preservadas_; Tripanossomatídeo (1995, 500 amostras); Fungos produtores de micotoxinas e de interesse em saúde pública (1997, 46 cepas, distribuídas em oito gêneros e 53 espécies).
teste
teste
