Pesquisadora: Profa. Ana Carolina Rennó Sodero

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2594571837199451

Linha de Pesquisa:

Atua na área de planejamento de fármacos, com ênfase em modelagem molecular de compostos bioativos, incluindo técnicas de modelagem de proteínas, docking molecular, dinâmica molecular e QSAR.

Pesquisadora: Profa. Andrea Claudia Freitas Ferreira

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3093110964327608

Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro

Linha de Pesquisa:

Efeito dos Desreguladores Endócrinos do Plástico Bisfenol (A e S) sobre a Proliferação e Invasão de Tireócitos

Impacto do Jejum Intermitente sobre a Geração de Espécies Reativas de Oxigênio e o Fenótipo do Tecido Adiposo Branco e Tireoide

Efeito de Adoçantes sobre a Função Tireoidea e Parâmetros Endócrino-Metabólicos

Pesquisador: Prof. Bráulio Soares Archanjo

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5548512717869486

Linha de Pesquisa:

Nanociência, nanotecnologia e nanometrologia, incluindo as seguintes técnicas e temas: microscopia eletrônica de transmissão, microscopia eletrônica de varredura, feixe de íons focalizados (FIB), microscopia de feixe de íons de hélio, difração de raios X, espectroscopia micro Raman, microscopia de varredura por sonda, espectroscopia de fotoelétrons, deposição por vapor químico (CVD), autoconstrução, nano e microfabricação, materiais bidimensionais e carbono do solo.

Pesquisador: Prof. Daniel Ernesto Rodríguez Fernández

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3792095402010677

Linha de Pesquisa:

Produção de beta-galactosidase por via fermentativa a partir de resíduos da industria de lacticínios.

Desenvolvimento de processos fermentativos em estado sólido para produzir enzimas interesse industrial.

Estudos de imobilização, micro e nanoencapsulação de enzimas.

Pesquisador: Prof. Erlon Henrique Martins Ferreira

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1092649238010894

Linha de Pesquisa:

Caracterização de nano e biomateriais por métodos de espectroscopia óptica, com ênfase em Raman, FT-IR e UV-VIS. Estudos das propriedades físico-químicas e estruturais de nanomateriais a base de carbono tais como grafeno, nanotubos e fulerenos, e aplicações em nanobiossistemas.

Pesquisador: Prof. Francisco JP Lopes

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9802541551771948

Linha de Pesquisa:

Linha 1 (experimental): Drosophila melanogaster como organismos modelo para o estudo da toxicidade e atividade de fármacos anticâncer e nanopartículas.

Linha 2 (experimental/teórica): Biologia de sistemas aplicada ao estudo da formação de padrões de expressão gênica durante o desenvolvimento embrionário da Drosophila melanogaster.

Linha 3 (teórica/computacional): Análise, processamento e modelagem da regulação gênica e vias de sinalização do câncer de mama. Em colaboração com pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Grupo de pesquisa CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/270823

Pesquisador: Haroldo Cid da Silva Junior

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4010157454608940

Instituição: Bio-Manguinhos / Fiocruz

Linha de Pesquisa:

Expressão, purificação e caracterização de proteínas recombinantes (antígenos e anticorpos)

Desenvolvimento de anticorpos Biespecíficos

Desenvolvimento de fragmentos de anticorpos monoclonais

Pesquisadora: Profa. Helena Keiko Toma

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8121311753666435

Linha de Pesquisa:

Diagnóstico molecular de agentes patogênicos de interesse médico e veterinário

Diagnóstico de alterações genéticas humanas

Genotipagem e caracterização de agentes patogênicos

Pesquisadora: Joyce Rodrigues de Araujo

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8715885877497181

Instituição: Inmetro

Linha de Pesquisa:

Síntese e aplicações de nanomateriais de carbono tais como óxido de grafeno partindo-se de diferentes matérias primas, tais como grafite e resíduos de biomassa (bambu, lignina, casca de arroz e serragem de madeira). Fabricação de sensores de pressão e sensores eletroquímicos de grafeno para aplicações nas áreas farmacêtutica e de alimentos. Preparação e caracterização de nanocompósitos poliméricos reforçados com nanomateriais de carbono e aplicação de nanomateriais de carbono na indústria da construção civil (asfalto e cimento). Análise química de superfícies por espectroscocpia de fotoelétrons excitados por raios-X e espectroscopia Auger.

Pesquisador: Karim Dahmouche

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1429649904810032

Instituição: UFRJ-Campus de Duque de Caxias

Linha de Pesquisa:

Nanocomposítos híbridos orgânicos-inorgânicos para liberação controlada ou prolongada de fármacos

Nanocomposítos híbridos orgânicos-inorgânicos condutores iônicos para aplicações em dispositivos de energia limpa (baterias de lítio, células solares ou células a combustível)

Nanocomposítos híbridos orgânicos-inorgânicos para remoção de poluentes

Informações: Possui colaborações internacionais com o CEA (Grenoble-França), CEA (Paris-Saclay-França) e HzB (Berlim-Alemanha) com possibilidade de estadia de doutorado sandwich para alunos.

Pesquisadora: Profa. Kattya Gyselle de Holanda e Silva

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1504062128168961

Linha de Pesquisa:

Desenvolvimento de nanosistemas lipídios para liberação de moléculas insolúveis;

Desenvolvimento de sistemas híbridos (polímero/Lipídeo) para aplicação tópica.

Pesquisador: Laurent Emmanuel Dardenne

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8344194525615133

Instituição: LNCC

Modelagem Molecular

Planejamento de Fármacos Baseado em Estrutura

Predição de Estruturas de Proteínas

Desenho Racional de Anticorpos

Desenvolvimento de Métodos, Algoritmos e Programas em Modelagem Molecular

Pesquisadora: Profa. Marisa Fabiana Nicolas

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0717161560405537

Linha de Pesquisa:

genômica, bioinformática, priorização de alvos moleculares.

Informações: Tem experiência na área de Genética, Biologia Molecular, Genômica e Bioinformática. Atua principalmente em Bioinformática aplicada a análise de genomas e transcriptomas e redes metabólicas e regulatórias em bactérias, em particular as patogênicas clínicas.

Pesquisador: Pedro Pascutti

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6142558410927273

Instituição: UFRJ - IBCCF

1 - Modelagem molecular em sistemas biológicos;

2 - Planejamento computacional de fármacos;

3 - Enovelamento de proteínas;

4 - Estrutura eletrônica de biomoléculas;

5 - Simulações em biomembranas

Informações: Localização: Laboratório de Modelagem e Dinâmica Molecular - Bloco D, sala 30, CCS - UFRJ; fone 39386507

Pesquisador: Reginaldo Almeida da Trindade

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2125912718440516

Instituição: Faculdade de Farmácia, UFRJ

Linha de Pesquisa:

Microencapsulação de proteínas e peptídeos em sistemas poliméricos para aplicação biológica;

Pesquisador: Roberto Jakomin

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1915624909357425

Instituição: Campus Duque de Caxias, UFRJ

Linha de Pesquisa:

Síntese e estudo de nanomateriais, como óxidos mesoporosos, para diferentes aplicações em particular células fotovoltaicas;

Fabricação e caracterização de células solares híbridas e orgânicas nanoestruturadas em substratos rígidos e flexíveis

Crescimento de pontos quânticos e nanofios de semicondutores III-V para aplicações fotovoltaicas e fotodetectores.

Informações: Laboratórios: LADOR (Dimat-Inmetro), NUMPEX-NANO (UFRJ-Campus Duque de Caxias), LABSEM (Puc-Rio)

Pesquisador: Theo Luiz Ferraz de Souza

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1459804709960196

Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Linha de Pesquisa:

(Nano)biotecnologia e Ciências ômicas aplicada no desenvolvimento de (bio)fármacos, vacinas de peptídeos, nutracêuticos, teranósticos e métodos de diagnóstico;

Termodinâmica, Bioespectroscopia, e Biologia computacional na exploração estrutural, funcional, imunológica e toxicológica de Biomoléculas;

Biotecnologia e Controle de qualidade de produtos biofarmacêuticos

Pesquisador: Prof. Thiago de Lourenço e Vasconcelos

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0630866200168453

Linha de Pesquisa:

Fabricação e funcionalização de nanodispositivos plasmônicos por litografia por feixe de íons e por feixe de elétrons (substrato SERS, sondas para TERS, substratos para diagnóstico médico). Caracterização de nanomateriais por MT e MEV e caracterização de características plasmônicas de nanoestruturas metálicas por meio da técnica de EELS em MET. Caracterização de nanomateriais e nanobiossistemas por meio da inovadora técnica de Nano-Raman (tip enhanced Raman spectroscopy – TERS).

Pesquisadora: Viviane Lione

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7700565158061560

Instituição: Farmácia - UFRJ

Linha de Pesquisa:

Avaliação de novos sistemas de liberação nanométricos de fármacos em cultura de células;

Avaliação Farmacológica, Biofarmacêutica e Perfil de Toxicidade de moléculas com potencial terapêutico;

Desenvolvimento de Biofármacos para remoção de fragmentos metálicos no corpo humano;

Desenvolvimento de biomodelos para a compreensão da neurobiologia relacionada ao autismo.

UFRJ Programa de Pós-graduação em Nanobiossistemas - Caxias/UFRJ