Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

NanoBioSistemas Aplicados à Saúde e ao Meio Ambiente

 

Descrição: A área de concentração “Nanobiosistemas Aplicados à Saúde e ao Meio Ambiente” foi uma escolha baseada na carência no país de profissionais capazes de desenvolver soluções tecnológicas para resolver problemas relacionados a saúde e problemas ambientais através da Nanotecnologia.

É uma área multidisciplinar, visando o estudo e compreensão de fenômenos físicos, químicos e biológicos e utilizando ferramentas computacionais e de engenharia para desenvolver os dispositivos, levando também em conta os impactos econômicos e sociais dessas pesquisas.

O pesquisador formado nesse curso de pós-graduação possuirá o conhecimento que o tornará capaz simultaneamente de entender o problema biológico (sanitário, terapêutico, toxicológico ou ambiental) a ser resolvido e sua relevância econômica e de desenvolver sistemas para resolve-los a partir de métodos computacionais e Nanotecnologia e Nano-Biotecnologia.

As possibilidades imensas de interações entre sistemas nanoestruturados (nanopartículas, nanotubos, nanofios, nanofibras, nanolamelas, materiais mesoporosos etc...) e moléculas biológicas e de fármacos abrem hoje um campo enorme relacionado ao desenvolvimento de nano-biosistemas para resolver os desafios de saúde e ambientais do século 21. Se trata de uma área hoje na fronteira do conhecimento humano, incluindo o conceito de biomimetismo.

Após identificação e compreensão do problema, serão utilizados os recursos da simulação computacional para realizar previsões e/ou indicadores de tendências que possam auxiliar na geração de inovações tecnológicas. Em seguida serão desenvolvidos e estudados nanomateriais ou nano-biomateriais que possam atender os requisitos do dispositivo tecnológico desejado. A terceira etapa consistirá na aplicação tecnológica dessas nanoestruturas tanto na forma de nano-dispositivos quanto em formulações para aplicações na área de saúde. Finalmente, serão efetuados testes biológicos e ambientais para se certificar da eficiência e da sua inocuidade para a saúde e o meio ambiente.

            Convém notar que a formação e experiência do corpo docente do programa proposto abrange todos as áreas do conhecimento requeridas para permitir o avanço do conhecimento na área de concentração proposta e alcançar os objetivos tecnológicos e de formação de recursos humanos acima citados.

UFRJ Programa de Pós-graduação em Nanobiossistemas - Caxias/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ