- a) Propiciar aos alunos conhecimento de ponta na área de Nanociência e Nanotecnologia de forma a prepará-los para o desenvolvimento de pesquisa científica básica e aplicada, visando sempre à geração de soluções tecnológicas inovadoras para resolver problemas tecnológicos, ambientais e de saúde.
- b) Estimular de forma contínua a geração de conhecimento científico e tecnológico, de forma a aumentar a produção científica no Brasil, assim como a geração de patentes na área.
- c) Estimular a multidisciplinaridade e a transdisciplinaridade entre áreas diferentes da ciência (Matemática, Computação, Física, Química e Biologia), importantes para a absorção dos profissionais no mercado de trabalho e para o desenvolvimento efetivo de soluções e produtos inovadores.
- d) Induzir nos alunos o interesse, não somente para a pesquisa científica, mas também para o desenvolvimento tecnológico e o empreendedorismo, de modo que eles sejam capazes de atuar em centros de pesquisa públicos nacionais, em empresas ou na geração de start-ups.