A pós-graduação em NanoBioSistemas tem por objetivo formar pesquisadores capacitados a desenvolver soluções científicias e nanotecnológicas inovadoras, estando portanto aptos para resolver problemas fundamentais de nossa sociedade. O desafio desta nova pós-graduação criada no país será a realização de projetos de pesquisas na fronteira do conhecimento, por meio de uma abordagem multidisciplinar, reunindo as áreas de Ciências da Computação, Biologia e Nanotecnologia. síntese de nanomateriais, caracterização e aplicação de nanobiosistemas e nanomateriais aplicados nas áreas da saúde e do ambiente e indústria 4.0.
Para isso, o aluno deverá ser capaz tanto de desenvolver/aplicar modelos computacionais capazes de mimetizar o comportamento dos sistemas biológicos com impacto na saúde e meio-ambiente. Esse conhecimento integrado deverá levar a avançoes no desenvolvimento de novas ferramentas computacionais, novas aplicações computação de alto desempenho, interligencia artificial, desenho racional de fármacos, aprendizado profundo de máquinas, sistemas de liberação de fármacos, remediação de áreas contaminadas, desenvolvimento de vacinas, novas terapias, anticorpos, novos metodos de diagnóstico, nanocomposítos híbridos orgânicos-inorgânicos, desenvolvimento de nanosistemas lipídios para liberação de moléculas insolúveis, microencapsulação de proteínas e peptídeos, novos fármacos, nanopartículas, nanofios, nanotubos, nanofibras e outros sistemas nanoestruturados.
O caráter fortemente inovador desta pós-graduação abre a possibilidade para a formação de parcerias com o setor produtivo ou induzir à criação de start-ups . Essa concepção de pós-graduação é fundamental para nosso país visto que há uma forte tendência e incentivo governamental para que haja a transferência de tecnologia das ICTs (Instituições de Ciência e Tecnologia) para as empresas, gerando benefícios para o sociedade e economia de maneira geral.