Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

A pós-graduação em NanoBioSistemas tem por objetivo formar pesquisadores capacitados a desenvolver soluções nanotecnológicas inovadoras, estando portanto aptos para resolver problemas fundamentais de nossa sociedade. O desafio desta nova pós-graduação criada no país será a realização de projetos de pesquisas na fronteira do conhecimento, por meio de uma abordagem multidisciplinar, reunindo as áreas de simulação computacional, síntese de nanomateriais, caracterização e aplicação de nanobiosistemas e nanomateriais aplicados nas áreas da saúde e do ambiente e indústria 4.0.

Para isso, o aluno deverá ser capaz tanto de desenvolver/aplicar modelos computacionais capazes de mimetizar o comportamento dos sistemas biológicos com impacto na saúde e meio-ambiente. Esse conhecimento integrado deverá levar ao desenvolvimento de novas moléculas, nanopartículas, nanofios, nanotubos, nanofibras e outros sistemas nanoestruturados. Desta forma, os alunos poderão atuar em áreas que vão desde a modelagem computacional, passando pela síntese e caracterização de nanomateriais e nanobioprodutos, até testes de campo na área da saúde e no ambiente.

O caráter fortemente inovador desta pós-graduação abre a possibilidade para a formação de parcerias com o setor produtivo ou induzir à criação de start-ups . Essa concepção de pós-graduação é fundamental para nosso país visto que há uma forte tendência e incentivo governamental para que haja a transferência de tecnologia das ICTs (Instituições de Ciência e Tecnologia) para as empresas, gerando benefícios para o sociedade e economia de maneira geral.

UFRJ Programa de Pós-graduação em Nanobiossistemas - Caxias/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ